O guidão curvo encontrados em bicicletas de corrida são bem pensados, certo? Se você quer reduzir sua resistência ao vento, você agarra a parte inferior, e se você está escalando uma colina e precisa obter um pouco mais de peso e força no pedal você pode segurar na barra superior.

A Cannondale deu alguns passos à frente e apresentou uma bicicleta conceito batizada de CERV (Continuously Ergonomic Race Vehicle ou veículo de corrida com ergonomia contínua). A sua geometria ajusta dinamicamente a posição do ciclista baseado no terreno a ser percorrido. Para descer uma colina, a frente do CERV se move para frente e para baixo para dar ao piloto um perfil baixo, numa subida ele se move para cima e para trás para uma posição de pilotagem mais ereta, e em terreno plano, a posição estará em algum lugar entre eles.

Como é uma bicicleta conceitual, ela ainda apresenta outras idéias como uma transmissão sem correntes, forquilha traseira com um braço só, um garfo dianteiro com amortecimento totalmente inovador etc. Foi apresentado na Europa no mês passado e a Cannondale não pretende colocá-lo em produção.
 Imagem
O CERV ajusta automaticamente a posição do ciclista conforme a topografia do terreno
 Imagem
Forquilha traseira com um braço e transmissão sem corrente
 Imagem
Um braço oscilante unem as rodas e funcionam como amortecedor
 
 Imagem
O Ego-kit é adaptável na maioria dos quadros
 Imagem
Escolha entre só motor, pedal assistido ou motor desligado
Bicicletas elétricas são na maioria projetadas somente para uso urbano ou para deslocamentos sem grandes obstáculos. No mercado já até existem algumas mountain-bikes elétricas mas, até agora, nenhuma poderia ser usada em downhill ou freeride, pois a colocação do motor é normalmente no cubo, o que não permite saltos e nem manobras. 
Mas a empresa alemã EGO lançou um kit cujo motor fica próximo à pedivela e assim, segundo o fabricante, não altera o centro de gravidade nem o equilíbrio da bike. E ainda resolve o maior problema de quem curte downhill que é "como chegar ao topo do morro sem ajuda?" O kit possui um motor elétrico que atinge até 2500W - quase 3X mais potente que a maioria dos motores elétricos para bicicletas.
Custa 1.870 Euros. Quer saber mais? veja o vídeo abaixo ou visite www.ego-kits.com